O projeto transnacional designado “FishTrail”, tem o intuito de reforçar a competitividade da pesca lúdica no turismo transnacional, apoiar e desenvolver um turismo de pesca sustentável na Europa, e contribuir para a melhoria, utilização e proteção do meio ambiente natural e cultural.
Fazer parte de um projeto de consórcio Internacional envolvendo regiões do Reino Unido, Irlanda, Dinamarca e Eslovénia, que tem por objetivo a atração de turistas nacionais e internacionais amantes da pesca lúdica e do Turismo de Bem-Estar, permite-nos a realização de festivais internacionais para promoção da pesca turística, a criação de uma plataforma transnacional de promoção da pesca com informação relevante para a prática da atividade e do Turismo de Bem-Estar, e, ainda, a realização de vídeos promocionais e contos de pescadores.
Relativamente ao concelho de Figueiró dos Vinhos, depois da realização do festival que ocorreu entre os dias 4 e 6 de agosto passado, foram produzidos 5 vídeos promocionais legendados em inglês, 4 dos quais já estão disponíveis para visualização no site oficial do FishTrail e que desde já o convidamos a visionar.


FishTrail

Embarked Bass Fishing - Boat Fishing for Black Bass – Portugal

Trout Fishing – Portugal

Bank Fishing – Portugal

Embarked Bass Fishing Competition – Black Bass Competition – Portugal

segunda, 18 setembro 2017 16:12

Aviso - Reposição da Água nas Fontes

Avisa-se a população que está a ser restabelecido o sistema de abastecimento de água dos fontanários de Chimpeles, tubagem queimada pelo fogo, o que obriga à execução de uma pequena plantaforma para assentar a máquina, para a abertura e fecho da vala.

A vala seguirá o traçado existente pelos terrenos particulares, pelo que se solicita, caso haja algum motivo de impedimento, que o respetivo proprietário o comunique à Câmara Municipal.

Pelo incómodo causado pedimos a todos a melhor compreensão.

 

  Consulte aqui o aviso.

segunda, 18 setembro 2017 15:14

CANDIDATURAS À PORTA 65 JOVEM

O Programa Porta 65 Jovem é um sistema de apoio financeiro ao arrendamento para jovens, isolados, constituídos em agregados ou em coabitação, regulado por um conjunto de diplomas legais.

Quem pode candidatar-se a este programa?
Jovens com idade igual ou superior a 18 anos e inferior a 30 anos, no caso de casais jovens, um dos elementos pode ter até 32 anos e que reúnam as seguintes condições:
- sejam titulares de um contrato de arrendamento celebrado no âmbito do NRAU (Lei nº 6/2006, de 27 de Fevereiro), ou do regime transitório previsto no seu título II do capítulo I;
- não usufruam, cumulativamente, de quaisquer subsídios ou de outra forma de apoio público à habitação;
- nenhum dos jovens membros do agregado seja proprietário ou arrendatário para fins habitacionais de outro prédio ou fração habitacional;
- nenhum dos jovens membros do agregado seja parente ou afim do senhorio.
» O próximo período de apresentação de candidaturas ao programa Porta 65 Jovem decorrerá entre as 10:00h do dia 14 de setembro de 2017 e as 18:00h do dia 02 de outubro de 2017!

Para mais informações dirija-se ao Espaço do Cidadão de Figueiró dos Vinhos (junto ao terminal Rodoviário).

Encontra-se a decorrer o processo de seleção para contratação a termo resolutivo certo, a tempo parcial, de técnicos no âmbito do Programa de Atividades de Enriquecimento Curricular do 1.º CEB para o ano letivo 2017/2018, do dia 19 de setembro ao dia 21 setembro de 2017 (inclusive).

 Aviso AEC's 2017/2018

 Registo Prévio de Utilizador (na aplicação informatica da DGAE)

 Ata n.º 2 - Atividade Física e Desportiva

 Ata n.º 2 - Expressões Artísticas

A habitual abertura do ano letivo escolar de Figueiró dos Vinhos ocorreu ontem pelas várias escolas do concelho. Este ano, a abertura oficializou-se pelas 10h, na Escola Básica José Malhoa, com a presença do Secretário de Estado da Educação, Dr. João Costa e da Delegada Regional da DGEsTE, Dr.ª Cristina Oliveira. Uma sessão onde estiveram presentes muitos pais que puderam assistir às intervenções das Equipas de Saúde Mental e Saúde Pública, da Directora do Agrupamento de Escolas de Figueiró dos Vinhos, Prof. Fernanda Dias, do Presidente da Câmara de Figueiró dos Vinhos, Jorge Abreu, e do próprio Secretário de Estado, Dr. João Costa.
A sessão abriu com a intervenção da Prof. Fernanda Dias, que fez um balanço do último Ano Letivo, cujo final foi fortemente abalado pelo Incêndio Junho. Agradeceu a disponibilidade e as medidas de apoio proporcionadas às famílias e alunos figueiroenses pelo Município, pelos docentes e não-docentes do AEFV, pelos Bombeiros e pelo Estado, nomeadamente no adiamento da realização dos exames, entre outros.
Este ano, o agrupamento, em conjunto com o Ministério da Educação e o Município, adotou mais algumas iniciativas no sentido de promover o sucesso escolar dos seus alunos, bem como incentivar a vinda de outros alunos para o concelho de Figueiró dos Vinhos.
Neste sentido, foram autorizados ao agrupamento dois psicólogos com horário completo, um de orientação pré-escolar e outro especialista em situações de catástrofe “de modo a promover o bem-estar psicológico dos nossos alunos que vivenciaram de perto o Incêndio de Junho”; existirão duas unidades de apoio a alunos com Necessidades Educativas Especiais, uma unidade na Escola Básica e outra na Escola Secundária; as turmas de pré-escolar e ensino básico foram todas aprovadas com número reduzido e as turmas de ensino secundário terão mais ofertas educativas: Cursos de Ciências e Tecnologias, Ciências Sócio-Económicas, Línguas e Humanidades e Cursos Técnicos de Desporto e de Apoio Familiar e Apoio à Comunidade; o Município oferecerá, pelo 3.º ano consecutivo, os manuais escolares e fichas de trabalho, alargando essa oferta aos alunos do 2.º ciclo; irá, ainda, comparticipar o pagamento dos transportes escolares a todos os alunos que venham frequentar o ensino secundário para o concelho, e além dos já instalados equipamentos informáticos e mobiliário, encontram-se em fase de conclusão as obras de intervenção e requalificação dos espaços escolares que se iniciaram no período de interrupção letiva.
O Sr. Secretário de Estado da Educação visitou, também, algumas das salas da Escola Básica e da Escola Secundária, deixando votos de um “Feliz Ano Novo, porque para os nossos alunos o ano não começa necessariamente em janeiro, mas, sim, em setembro.”

 

Município de Figueiró dos Vinhos apresentou candidatura ao PDR2020 para modernização do Mercado Municipal

No seguimento da disponibilização do respetivo aviso de concurso no âmbito do PDR2020 – Plano de Desenvolvimento Rural, o Município de Figueiró dos Vinhos apresentou recentemente uma candidatura ao PDR2020 para Modernização do Mercado Municipal.

Reconhecida a necessidade de intervenção naquele espaço face às condições atuais decorrentes de sucessivos anos sem intervenções relevantes, foi submetido um projeto global de intervenção, no qual está contemplada a realização de trabalhos no pavimento, infraestruturas, lava louças, bancadas/bancas, rede de águas, etc., a que acrescem outros trabalhos a cargo do Município relacionados com reparação de pequenos espaços, pintura das coberturas e paredes exteriores, sinalética interior e campanha de Marketing e promoção.

Este conjunto de ações visa modernizar o espaço, dar melhores condições a produtores e clientes, melhorando a própria imagem, tornando-o mais apelativo.

Já se encontram a decorrer as obras de requalificação da zona envolvente ao Estádio Municipal com o objetivo de criar um parque verde com equipamentos de lazer e de atividade física.

O Projeto de Requalificação da Envolvente do Parque Desportivo Municipal insere-se no Plano de Acção de Regeneração Urbana de Figueiró dos Vinhos (PARU), aprovado e comparticipado pelo Centro 2020 e pelo Fundo Europeu para o Desenvolvimento Europeu (FEDER). Neste sentido, o município apenas terá de comparticipar com 15% do valor total de uma obra que custará 811mil euros.

Foi hoje assinado um protocolo entre a Vodafone Portugal e o Município de Figueiró dos Vinhos com o intuito de criar e reforçar a cobertura da rede móvel e de Internet em determinadas zonas geográficas do concelho.

Numa era em que as comunicações assumem importância vital tanto na sociedade como na economia global e tendo o Município um papel fundamental na sustentação do acesso de toda a população a bens e serviços essenciais, nomeadamente no acesso a comunicações móveis, a Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos encetou contactos com a Vodafone no sentido de aumentar a capacidade de melhoria dos equipamentos e de soluções tecnológicas para acesso remoto à rede móvel e de internet em zonas ainda não cobertas por sinal.

A Vodafone Portugal tem em curso um projeto de âmbito nacional com base em soluções inovadoras, de acesso a redes móveis em territórios de baixa densidade populacional e que através de um conjunto de equipamentos de reduzidas dimensões designados por Smallcells/ Femtocells, tem conseguido levar a sua rede a zonas de cobertura reduzida ou até mesmo inexistente. Um projeto ambicioso e empenhado, que será estendido ao Concelho de Figueiró dos Vinhos.

A parceria pretende, deste modo, dotar as áreas mais deficitárias do Concelho de Figueiró dos Vinhos, no que respeita à cobertura de redes móveis e de internet, de mecanismos tecnológicos que mitigam o seu isolamento, através da implementação deste projeto-piloto.

As infraestruturas, a instalação e a manutenção dos referidos equipamentos beneficiarão da isenção das taxas municipais vigentes no Regulamento Geral de Taxas Municipais do Município de Figueiró dos Vinhos, enquanto que os restantes custos associados a estes equipamentos serão da responsabilidade da Vodafone.

O protocolo abrangerá, inicialmente, as zonas de Vale Vicente, Vilas de Pedro, Ribeira Velha e Foz de Alge, podendo ser alargado a outras áreas geográficas figueiroenses indicadas, posteriormente, pelo Município. A articulação e coordenação entre a Vodafone, o Município e outras entidades locais tornam-se, assim, primordiais para o desenvolvimento deste projeto. Um projeto que vai ser acompanhado pelo Município e para o qual este se torna crucial na efetivação das condições necessárias ao seu desenvolvimento, beneficiando o interesse público e a dinamização da economia digital e da Sociedade da Informação, objetivos estratégicos da Agenda Digital do Governo e da União Europeia.

segunda, 04 setembro 2017 12:05

Piscina tem novo cartão de entradas

Após uma pausa para limpeza e manutenção deste espaço desportivo, a Piscina Municipal reabriu portas ao público no dia 1 de setembro com o horário habitual.


Com o intuito de facilitar o acesso à utilização da Piscina, o Município criou um cartão de 10 entradas pré-pagas, com um custo de 8€ para utilizadores dos 7 aos 14 anos e 10€ para utilizadores a partir dos 14 anos, ficando mais económico para o utilizador face aos preços das entradas obtidas individualmente.

O novo cartão pode ser adquirido na Secretaria da Câmara Municipal ou no Espaço do Cidadão situado na Praceta do Cidadão (Terminal da Rodoviária).

Na sequência da decisão tomada pela Câmara Municipal de apoiar os cidadãos nos custos acrescidos na fatura da água, conforme aviso datado de 7 de julho de 2017, INFORMAM-SE os consumidores abrangidos pelo Serviço Público de Abastecimento de Água, de Saneamento e de Gestão de Resíduos Urbanos do Município de Figueiró dos Vinhos de que, a atual faturação de água do presente mês de agosto, contempla as compensações apuradas nos casos cujas faturas representem leitura real, isto é, situação “NORMAL”.
Os consumidores cuja fatura do presente mês indique situação “ESTIMATIVA”, serão abrangidos pela medida de compensação na fatura emitida no próximo mês de setembro, em leitura real.

  Aviso de Faturação de Serviço de Águas 02 - Incêndio de junho de 2017 (170.57 KB)

  Informação ao Consumidor (254 KB)

 

Newsletter