XV Feira de Doçaria Conventual de Figueiró dos Vinhos

setembro 30, 2020

Doçaria XV CARTAZ compactadoA Feira de Doçaria Conventual de Figueiró dos Vinhos comemora, este ano, 15 anos de existência. 15 anos de inspiração doceira num convento de finais do séc. XVI, o último existente no concelho, o belíssimo e intemporal Convento de Nossa Senhora do Carmo dos Carmelitas Descalços de Figueiró dos Vinhos.

O concelho irá receber a XV Feira de Doçaria Conventual, nos dias 31 de outubro e 01 de novembro, com a, já tradicional, diversidade de excelentes doces conventuais e licores trazidos por casas de todo o país.

A edição de 2020 será marcada pelas necessárias restrições de acordo com a situação pandémica atual provocada pela doença COVID-19. Neste sentido, a XV Feira de Doçaria Conventual não terá a habitual programação cultural das edições anteriores, restringindo-se ao certame que lhe dá nome e à presença de música ambiente proporcionada pelos talentosos músicos figueiroenses, Nuno Sá e João Gil, numa prestação integrada no projeto “Região de Leiria – Rede Cultural”, promovido pela CIMRL - Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, cofinanciado pela UE através do CENTRO 2020 no âmbito do Eixo 7 “Afirmar a Sustentabilidade dos Territórios” (CONSERVAR). A Feira de Doçaria Conventual obedecerá a todas as normas de higiene e segurança preconizadas pelas autoridades de saúde, nomeadamente, estabelecimento de circuito de sentido único, uso obrigatório de máscara, desinfeção das mãos e distância de segurança, para que todos, visitantes e doceiros, possam usufruir plenamente deste certame.

A abertura da XV Feira de Doçaria Conventual está marcada para as 11h00 do último sábado de outubro e Figueiró deixa, assim, o convite a todos os que queiram viajar no tempo e na história, a visitar o belíssimo espaço erigido por Pero de Alcáçova de Vasconcelos e a saborear os segredos dos nossos antepassados, naquela que é a feira da exaltação dos doces conventuais.