FIGUEIRÓ DOS VINHOS EM 24, 48 e 72 HORAS

24 horas

Museu e Centro de Arte; Casulo; A Volta dos Artistas; Casal de S. Simão; Fragas de S. Simão

Se está de passagem propomos-lhe uma visita que o levará a conhecer o essencial de Figueiró dos Vinhos histórico, cultural e paisagístico.
Comece por dirigir-se ao Posto de Turismo onde encontrará informações que o ajudarão nesta descoberta, não deixando de visitar a exposição patente ao público neste edifício do Museu e Centro de Artes. Aqui ao lado tem o Casulo de Malhoa, residência do Mestre José Malhoa nas suas estadias em Figueiró dos Vinhos, e o Museu do Xadrez, situado no piso térreo do mesmo edifício.
Realize o percurso à Volta dos 4 artistas, que o levará a conhecer o património histórico e cultural de Figueiró dos Vinhos no início do séc. XX, num percurso associado à vida e obra dos “nossos artistas” (Manuel Henrique Pinto, José Malhoa, Simões d´Almeida Júnior e Simões de Almeida (sobrinho), não esquecendo de visitar fábrica de Pão-de-ló, onde poderá encontrar o famoso pão-de-ló de Figueiró dos Vinhos, castanhas doces e outros doces conventual
Siga em direção a Aldeia Ana de Aviz, onde logo à entrada encontrará a sua praia fluvial. Siga em direção às Fragas de S. Simão, onde as águas da Ribeira de Alge, nascida na serra da Lousã, rasgam as enormes fragas que lhe dão nome. Aqui chegado, não deixe de visitar o Miradouro das Fragas de S. Simão, onde poderá observar melhor a Aldeia do Casal de São Simão e a a Praia Fluvial Fragas de São Simão. Aproveite para descer e ir à Praia Fluvial. Tome a direção da Aldeia de Casal de S. Simão (aldeias do xisto), onde logo à entrada tem a Ermida de S. Simão. Descubra a Aldeia do Xisto, que mistura as marcas da ruralidade com novos espaços recuperados, de alojamento e restauração. Aproveite para visitar a Loja e Restaurante da Aldeia (reconhecido pelo Turismo de Portugal, com a "Declaração de Interesse para o Turismo).


48 horas

Foz de Alge, Valbom; Pista de Pesca Desportiva
Visite a Foz de Alge. Envolta na paisagem natural da bacia do Zêzere, aqui desaguam as águas frias da Ribeira de Age. É o local indicado para apreciar a gastronomia à base de peixe do rio: achigã, carpa, barbo e boga. Dê ainda uma olhadela à Pista de Pesca Desportiva, a montante do antigo açude do Poeiro e, se tiver oportunidade, tente a sua sorte na pesca à margem. Siga em direção à ponte, onde atravessa a Ribeira de Alge, observe as antigas ferrarias da Foz de Alge, testemunho do passado industrial desta região. Continue até o lugar de Valbom e vislumbre a paisagem que ladeia as margens do rio Zêzere.
Sozinho ou com amigos, nesta zona é possível combinar o gosto pela natureza com a emoção da aventura: poderá escolher entre uma relaxante viagem de barco ou de kayak pelo Rio Zêzere, ou optar por outras atividades à sua medida, bastando para tal solicitar o serviço junto da empresa de animação turística sediada no Parque de Campismo.


72 horas

Casal de S. Simão; PR1 FVN; Campelo; Alge; Serra da Lousã
Levante-se cedo de manhã e dirija-se, novamente, ao Casal de S. Simão (Aldeia do Xisto). Desta vez sugerimos que se percorra o Caminho do Xisto, percurso pedestre de pequena rota (circular, com 5 km) que o levará a conhecer melhor algumas paisagens que desta zona.
À tarde, descubra a Freguesia de Campelo e a Serra da Lousã. Chegados a Campelo, na encosta sul da serra da Lousã, aproveite para percorrer as ruas e visitar a Igreja de N.ª Sr.ª da Graça (séc. XVI). Não perca a oportunidade de descobrir a serra da lousã e observar, por entre as urzes e carquejas, os cervídeos. Anualmente, entre Setembro e Outubro, acontece um dos mais belos espetáculos do meio natural: a época da Brama, período de acasalamento dos Veados. Fortes lutas e despiques entre machos e os bramidos fortes que vocalizam para atrair fêmeas e afastar outros machos.

Newsletter