O método de atuação, utilizado pelo Município de Figueiró dos Vinhos, consiste na aplicação de um biocida no ninho através de vara telescópica, não efetuando a sua remoção, pois a remoção de ninhos sem extermínio das vespas, acaba por originar a replicação dos mesmos.
Neste sentido, quando os ninhos se encontram inalcançáveis, opta-se por manter o ninho e não proceder ao corte da árvore, evitando, assim, a propagação da espécie.
Os ninhos injetados e intervencionados, que permanecem no local e cuja colónia já se encontra eliminada, podem apresentar atividade devido à presença de outras vespas. No entanto, estas ficarão, igualmente, contaminadas sendo, deste modo, eliminadas.
Os ninhos identificados, intervencionados e em monotorização pelo Município encontram-se sinalizados com a seguinte etiqueta:
Solicita-se, ainda, a colaboração dos munícipes, em caso de avistamento da espécie, com a colocação de armadilhas de captura caseiras.
Em nenhum caso, deverá o munícipe tentar destruir um ninho, bem como nunca deverá proceder ao uso de armas de fogo para o efeito (ex. armas de caça), pois este método só provoca a destruição parcial do ninho e contribui para a dispersão e disseminação da vespa asiática por constituição de novos ninhos. A colocação de uma armadilha de captura e o pronto contacto das entidades competentes é a melhor forma de ajudar na prevenção da proliferação desta espécie invasora.
Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa Velutina em Portugal