As armadilhas de captura, cuja solução é atrativa à vespa asiática, poderão ser colocadas em caso de avistamento da espécie, prevenindo, assim, a proliferação desta espécie e protegendo, igualmente, as diversas culturas agrícolas e apiculturas existentes. No entanto, deverá ter em atenção a época mais propícia e de maior impacto das armadilhas (Fevereiro - Setembro), uma vez que a solução utilizada atrai, igualmente, outras espécies de insetos nativos, podendo colocar em causa a sua biodiversidade.

A instalação da armadilha deve ser realizada em segurança, pelo que se aconselha a sua colocação ao amanhecer ou, preferencialmente, durante a noite, altura em que há menor atividade da espécie.

Existem, assim, dois tipos de solução/atrativo possíveis, a colocar no interior da armadilha, consoante a época do ano e as necessidades nutritivas da vespa velutina (clique sobre a imagem para aumentar):

  1. No início do ano, nos meses de fevereiro, março e abril, as vespas precisam de substâncias açucaradas. Num garrafão de 5 litros prepare uma solução, juntando em partes iguais, vinho branco, groselha e cerveja preta e distribua por várias armadilhas.

  2. Em maio, junho, julho, agosto e setembro as vespas precisam de proteína. Num garrafão de 5 litros prepare uma solução de 3 litros de água, 1,5 kg de açúcar e 60g de fermento padeiro e distribua por várias armadilhas, não devendo a solução ser guardada em garrafão tapado.

    Armadilha   esquema

Newsletter

         app banner 2